Manutenção de Acervos

PRESERVAÇÃO; CONSERVAÇÃO & RESTAURAÇÃO
Livros e documentos em geral

A finalidade da manutenção realizada em acervos bibliográficos e documentais é diagnosticar e solucionar problemas de preservação, conservação preventiva e restauração, com adoção de medidas que estabilizam e revertem danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do seu uso inadequado, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico. A manutenção se faz necessária em todos os ambientes onde haja documentos, sejam eles arquivos, bibliotecas, unidades e centros de informação. 

A PRESERVAÇÃO                               
O papel é sensível a agentes deteriorantes como umidade, pragas, calor, luminosidade e processos químicos como a acidez. Preservamos seu acervo aplicando medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional. A consciência da importância de um bem cultural é condição primordial para a sua preservação e conservação. Preservar o acervo é uma forma de garantir o elo entre o passado e o presente, permitindo-nos conhecer a nossa cultura e manter as nossas especificidades diante do mundo. 

A CONSERVAÇÃO
Estudo e controle das causas de degradação, com adoção de medidas de prevenção através de diagnóstico, vistoria, higienização, pequenos reparos e acondicionamento. A avaliação é uma importante etapa para a gestão de conservação de um acervo, pois fornece em detalhes, o estado de conservação do livro e direcionar os procedimentos de restauração adequados aos danos detectados.

A RESTAURAÇÃO    
Adotamos medidas que estabilizam e revertem danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico. A preservação, conservação e a restauração, faz-se necessária em todo ambiente onde haja documentos, sejam eles: arquivos, bibliotecas, unidades de informação, centros de informação, entre outros. 
Através de conhecimentos específicos adotamos procedimentos que irão evitar a deterioração do documento/livro, prolongando assim a sua vida útil, possibilitando desta forma o seu acesso por parte das futuras gerações.




0 comentários:

Postar um comentário