20 janeiro 2016

Importância do SINBIBLIO/AL





A criação do Sindicato dos Bibliotecários de Alagoas (SINBIBLIO/AL) idealizado pela Bibliotecária Almiracy Dantas, é um marco na luta por melhores condições de trabalho. Assim, o SINBIBLIO/AL, vem corroborar com a nossa atuação no mercado de trabalho.Para que nossa classe se fortaleça, é preciso que haja adesão ao sindicalismo.
Expomos a baixo, um pouco sobre o que seja um sindicato de um modo geral, seguindo a Cartilha sobre o movimento sindicalista, a qual você poderá ter acesso no blog do SINBIBLIO/AL, para fazer download.
Segundo os sociólogos e ativistas sociais ingleses Beatrice e Sidney Webb, o significado de Sindicato e a “união estável de trabalhadores e trabalhadoras para a defesa de seus interesses e implementação da melhoria de condições de vida".

De acordo com a Cartilha as principais ações de um  sindicato são:

a) organizar, representar e defender os direitos e interesses dos trabalhadores da categoria profissional, inclusive como substituto processual;
b) negociar ou promover a contratação coletiva, podendo, para tanto, realizar movimentos paredistas (greve) na hipótese de recusa patronal;
c) formar para a cidadania, que consiste em promover cursos, seminários, simpósios, congressos e mobilizações para desenvolver o senso crítico dos trabalhadores;
d) lutar por justiça social, o que pressupõe participar e influenciar as decisões e processos políticos para que haja equidade na distribuição da riqueza, com garantia de dignidade ao trabalhador durante sua vida laboral e na aposentadoria.

O sindicato nasceu da união dos trabalhadores para somar forças no combate à superexploração e na reivindicação de emprego, salário, condições de trabalhos salubres, além de combater a mais-valia. Portanto se o trabalhador se organizar em sindicato, o mesmo será representado por uma entidade e não terá que se expor isolada ou individualmente no enfrentamento ao patrão. A luta passa a ser coletiva (DIAP, 2013).

0 comentários:

Postar um comentário