16 agosto 2015

A Bibliocoop na Gazeta Web

Foto: Jamylle Bezerra.
Na matéria da Gazeta Web intitulada como: Cooperativas geram emprego e contribuem para o desenvolvimento de AL, nossa cooperativa ganhou espaço para falar um pouco do que somos e o que fazemos. Aos poucos estamos ganhando visibilidade em nosso Estado. Para essa postagem, destacamos da matéria os trechos a seguir:

A superintendente do Sistema OCB/AL,, conta que uma cooperativa é uma empresa, que precisa ter sustentabilidade, equilíbrio financeiro e gestão profissionalizada sob todas as perspectivas – a contábil, a financeira, de planejamento e de pessoas. Como qualquer outro negócio, ela pode contratar empregados via CLT, além de contar com a participação dos cooperados. “O cooperado é o dono da empresa. Ele tem direitos e deveres a cumprir. É muito importante que ele conheça isso para que possa se posicionar. Para constituir uma cooperativa é muito simples, mas antes de tudo é preciso que os interessados entendam o que é o cooperativismo. Eles devem procurar a OCB e a Junta Comercial para fazer o registro, além de elaborar o estatuto para o funcionamento da empresa”, afirma. (GAZETA WEB, 2015).

Ela avalia que o cooperativismo em Alagoas ainda é muito primitivo, especialmente porque muitos não compreendem que é preciso trabalhar em conjunto para que todos possam sair ganhando. Em outras palavras, no sistema de cooperativa, o individualismo não tem vez.
(GAZETA WEB, 2015).

Em busca de vagas de emprego 
A dificuldade para encontrar oportunidade de emprego fez com que a biblioteconomista Marta Maria Pimental Cavalcante, junto com alguns amigos, criassem a Cooperativa de Trabalho Nacional dos Bibliotecários e Profissionais da Informação (Bibliocoop), registrada em julho de 2014. Voltada para os profissionais que trabalham com informação, como arquivistas, pedagogos e bibliotecários, a cooperativa tem o objetivo de fazer a “ponte” entre os cooperados e os locais que dispõem de vagas de emprego. (GAZETA WEB, 2015).

“O cooperativismo é uma alternativa legal. Gera trabalho e renda para os cooperados. É uma maneira de valorizar a profissão e uma solução para quem está desempregado na nossa área”, destaca Marta, que atualmente é presidente da Bibliocoop.

Entre os serviços oferecidos pela cooperativa, estão a organização de acervos e arquivos, implantação de bibliotecas, digitalização, oficinas de restauração de livros e documentos e até contação de histórias. (GAZETA WEB, 2015).

0 comentários:

Postar um comentário